O Dr. José Maria da Costa escreve para o portal Migalhas, na coluna Gramatigalhas. Confira abaixo um dos conteúdos publicados.
Dúvida do leitor
A leitora Flávia Almeida envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:
“Prezados, gostaria de esclarecer como é a grafia da expressão: ‘modéstia aparte’, ‘modéstia a parte’, ‘modéstia à parte’. Obrigada.”
Veja as orientações
1) Uma leitora indaga qual é a expressão correta entre as seguintes: modéstia à parte, modéstia a parte ou modéstia aparte.
2) Sem, ainda, entrar no mérito do questionamento da leitora quanto à crase, vê-se que, quando se utiliza tal expressão, o que se quer, em suma, é conferir-lhe o significado de modéstia ao lado ou, de modo mais completo, deixando a modéstia ao lado.
3) Ou seja, desde logo, do próprio sentido se conclui que a expressão deve ser grafada separadamente, em duas palavras.
4) Em seguida, aplica-se a regra geral de crase para os nomes comuns: (i) substitui-se o nome comum do feminino (no caso, parte) por um nome comum do masculino (no caso, lado); (ii) e se, neste, aparece ao, então há crase no feminino.
5) Feito esse raciocínio, constata-se no caso concreto, sem dificuldades maiores, que modéstia à parte corresponde, no masculino, a modéstia ao lado.
6) E, assim, porque no masculino aparece ao, então se conclui que a grafia correta da expressão é modéstia à parte.
Originalmente postado em: Migalhas.